Edith Cultura

O Espaço Edith Cultura foi criado para promover a cultura, sendo a única OSCIP de Bragança Paulista a trabalhar com esse segmento. A intenção do Edith Cultura é incentivar a produção artística da cidade, funcionando como uma agência de desenvolvimento e intercâmbio cultural entre as produções locais, regionais e globais.

Desde 2003 o Edith Cultura desenvolve projetos nas áreas de cinema, artes plásticas, fotografia, música, dança, teatro e culturas populares.


Contato

Espaço Edith Cultura
CNPJ 09.006.857.0001-93
Av. Salvador Markowicz, 135, sala 706 – Bragança Paulista/SP – CEP 12916-400

Daniela Verde – Gestão
11 9 7168 – 1270

Shel Almeida – Comunicação
11 9 9514 – 4085
contato@edithcultura.org.br

Projetos

Conheça os projetos Edith:

_CARDÁPIO UNDERGROUND
_FESTIVAL ARTE SERRINHA
_ROTA DAS ARTES
_ENCONTROS COM A PAISAGEM
_EXPEDIÇÃO SERRINHA
_INSTRUMENTAL
_CINE-CLUBE
_OUTROS

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_Arte Serrinha

O Festival de Arte Serrinha promove, desde 2002, uma das mais potentes ocupações multiculturais do país, abrangendo diferentes espaços culturais e uma diversidade de causas, iniciativas e talentos artísticos, pelas quais a zona rural do município de Bragança Paulista é preenchida a cada edição. Os ocupantes, sejam artistas ou público participante da  programação cultural, criam um ambiente de discussão, convívio e criação intensos que tem por efeito, o fortalecimento contínuo e progressivo dos espaços ocupados, da economia local e das noções de pertencimento entre diferentes grupos sociais.

http://www.arteserrinha.com.br/

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_Cardápio Underground

Acontece anualmente na área urbana de Bragança Paulista desde 2004. Em parceria com espaços públicos e privados, propicia um canal aberto de interação entre diversas linguagens artísticas promovendo produções independentes e incentivando a produção e difusão do trabalho de jovens artistas. Com duração de uma semana, o Cardápio integra  música, teatro, artes visuais, cinema e fotografia. Os participantes passam a semana juntos em um processo de residência que envolve produções conjuntas e resulta em intervenções urbanas, promovendo uma movimentação artística eficaz, ampliação de repertórios e o engajamento estético de grupos.

https://www.facebook.com/cardapiounderground

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_Cineclube

Contempla uma pequena sala de projeção na cidade de Bragança Paulista onde é possível assistir em grupo aos mais diferentes tipos de filme e depois conversar sobre eles informalmente. A curadoria é feita segundo critérios específicos levando em conta também a participação de diferentes colaboradores, pesquisadores e artistas convidados para as rodas de conversa, as quais ampliam as possibilidades de integração entre os indivíduos participantes, a linguagem cinematográfica e os temas em discussão. Entre 2008 e 2010, o Edith Cultura manteve ativo o único cineclube da cidade, que a partir de 2013 começou a funcionar em parceria com outros projetos de audiovisual como Pontos MIS-SP e Imagens Vivas, que incrementam a programação de cinema não comercial da cidade.  No ano de 2010 realizou o Cineclube nas Escolas, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e atingindo 68 escolas municipais e proporcionando a experiência audiovisual para mais de 15 mil pessoas durante o ano de 2010. Desde 2008 o Edith Cultura é o exibidor  do DIA – Dia Internacional da Animação em Bragança Paulista.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_Encontros com a Paisagem

São encontros que oferecem aos visitantes da Fazenda Serrinha, zona rural de Bragança Paulista, a possibilidade de experimentação da paisagem por meio de uma caminhada poética. Os educadores do espaço promovem percursos onde exploram a mata, o frescor das florestas regeneradas, a represa Jaguari-Jacareí e a serra da Mantiqueira; observam as marcas das ocupações humanas e descobrem os indícios de sua história. Ao longo da caminhada, instalações artísticas provocam os sentidos e inspiram reflexões. Desde 2013, a Fazenda Serrinha recebe grupos espontâneos e de estudantes de diferentes escolas públicas da região bragantina. http://www.arteserrinha.com.br/encontroscomapaisagem/

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_Expedição Serrinha

Iniciado em 2015, este projeto já realizou residências artísticas itinerantes em dois locais: Água Preta (PE) e Ilha do Marajó (PA). A proposta dessa residência é reunir um grupo multidisciplinar de artistas renomados para fazer uma pesquisa em cada comunidade e promover oficinas de criação. As oficinas buscam resgatar ou ativar a produção artística local contribuindo com a revalorização da cultura e  preservação do patrimônio material e imaterial. Em cada estado também são convidados artistas e pesquisadores locais para integrar o grupo.

http://www.arteserrinha.com.br/7316-2/

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_Instrumental na Serrinha

Visa ampliar o raio de difusão da música instrumental brasileira, constituindo um espaço alternativo aos circuitos dos grandes centros urbanos e privilegiando a arte em meio a natureza. Também supre a carência de espaços de difusão da música instrumental na região. São quatro dias de residência musical intercaladas de shows. As programações acontecem nos espaços culturais do bairro da Serrinha, zona rural de Bragança Paulista: Teatro Rural, Galpão Busca Vida e Fazenda Serrinha.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_Rota das Artes

Em parceria com os agentes culturais do bairro da Serrinha, pretende consolidar a estrada da Serrinha, com 5km de extensão, como área de interesse cultural do município de Bragança Paulista, ampliando as possibilidades de conservação do patrimônio material e imaterial do local, bem como a criação de um case de economia criativa para a região. https://www.facebook.com/rotadasartes.bragancapaulista/

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_Outros projetos que fizeram parte da história do Edith

_Edith Zine foram lançadas oito edições deste fanzine, que circulou pela região bragantina com matérias sobre a cena musical independente o outras curiosidades. PODEMOS DIGITALIZAR ESSE MATERIAL E DISPONIBILIZAR ON LINE?  Acho bacana. Duas possibilidades: pdf com link no próprio site ou revista digital no issuue

_Encontro de Teatro entre Serras e Águas realizou três debates sobre artes cênicas nas cidades de Bragança Paulista, Atibaia e Piracaia e por fim, reuniu uma companhia de teatro internacional, Mala Voadora  (Portugal), e uma companhia de teatro paulista, Cia do Latão (São Paulo), com atores e diretores da região bragantina em uma residência com duração de uma semana que resultou em uma intervenção cênica apresentada na Fazenda Serrinha, zona rural de Bragança Paulista (2013).

_Grito Rock – Criado como uma alternativa ao carnaval, é  considerado o maior festival integrado do mundo. Em Bragança Paulista é realizado desde 2010, pelo Edith Cultura.

_Segunda Party Total aproveitando turnês de bandas independentes pela capital paulista, o Edith realizava shows de rock às segundas feiras em Bragança Paulista.

_Memórias Vivas Bragantinas realizado em parceria com a ComTato – Agência Sociocriativa, o projeto de resgate da memória e do patrimônio cultural de Bragança Paulista teve como objetivo incentivar a população a se aproximar de sua identidade através de intervenções artísticas nas áreas de cinema e artes visuais. Esse projeto resultou no documentário “Crônicas de uma cidade”, dirigido por Flávio Botelho e protagonizado por moradores da cidade.

_Rolê por Bragança o coletivo Rolê registra em foto e vídeo o universo noturno da cidade de São Paulo. Em algumas passagens por Bragança em 2011, os fotógrafos do coletivo, acompanhados de fotógrafos bragantinos, captaram imagens de partes da cidade pouco percebidas e assim conseguiram criar novas visões de Bragança. A exposição foi montada no Mercado Municipal bragantino, surpreendeu o público local e é relembrada até hoje por moradores e comerciantes.